13 de outubro de 2018

Bandeira Branca

Não Posso Mais
Pela Saudade
Que Me Invade
Eu Peço Paz. (Dalva de Oliveira)
Queridos parentes, amigos e confrades, aos oitenta e sete anos, já percorrida a maior parte do que me resta de vida e, há muito abandonada a vaidade, com profunda humildade lhes peço perdão e paz.
Perdão, porque podem sentir-se ofendidos por algo que eu tenha dito.
Paz, porque necessito conviver harmonicamente com quem mais prezo, respeito e amo.
Brigas, malquerenças, conflitos, guerras existem quando estamos apaixonados por nossas crenças, nossos ídolos e deuses, ideais e ideologias, partidos e líderes, até times de futebol. É por isso que encamisados de Vasco ou Palmeiras agridem e matam torcedores de Flamengo ou Corinthians, ou vice-versa. É por intolerância radical ao diferente, ódio irracional ao adversário, desrespeito à dignidade humana do oponente.
Sinto-me seguro, talvez impropriamente, de não ter diminuído, destratado ou ofendido a dignidade da pessoa de qualquer de vocês, porque procuro me comportar conforme fui educado, e por meus argumentos se apoiarem, quem sabe indevidamente, em fatos e números. Mas nada disto importa se aqueles que me ouvem ou leem se sintam magoados e ofendidos por verem feridas suas verdades e crenças. Se isso ocorre, então, peço perdão.
Muito embora meus argumentos encontrem grande número de apoiadores entre os milhares de amigos e centenas de seguidores das redes sociais, percebo que os ambientes mais próximos (família e IHGTap) são povoados por maioria de opositores ideológicos, alguns bastante incisivos.
Meus parentes, amigos e confrades sendo, como são, tolerantes e respeitosos por berço e educação, haverão de me tolerar e respeitar como pessoa, mesmo que não tolerem minhas ideias, assim como, embora discorde de suas opiniões, tolero e respeito a dignidade de suas pessoas.
Mesmo porque a intolerância, o cerceamento da liberdade de expressão, a censura, seria a mais completa negação da Democracia só concebível em ditadura totalitária como o nazi-fascismo hitlerista ou comunismo stalinista. Afinal, concordamos todos com Voltaire: : “Não concordo com o que dizes, mas defendo até a morte o direito de o dizeres”.
Estejam todos certos de que, como Bertrand Russel, “eu jamais morreria pelo que acredito porque posso estar errado”.
Paz e Amor.

Nenhum comentário: