5 de outubro de 2018

A paz necessária

Uma das características necessárias ao pesquisador é a isenção, mente apta a analisar qualquer coisa, de qualquer origem, sem espírito preconcebido.
Neste momento de ódio insano que divide nossa nação, nós que gostamos de nos considerar parte da elite intelectual de nossa região, temos reponsabilidade de tentar baixar as tensões em busca de oportunidades de pacificar e, se possível, unir nosso povo no trabalho de reconstrução de nossas estruturas ética, política, social e econômica, abaladas pela maior crise já ocorrida neste país.
Como fazer isto? Xingando, desconstruindo adversários, recusando o diálogo, sabotando a reconciliação, destilando rancor e ódio? Não me parece prático nem útil?
Por incrível e inesperado que pareça, ante o espetáculo de ofensas recíprocas entre inimigos inconciliáveis, vimos outro dia o presidente da maior potência militar do Mundo descer de seu pedestal e ir até Cingapura dialogar abertamente com o líder da Coreia do Norte.
Nós, que gostamos de História, nos lembramos da Realpolitik de Bismark que consolidou a Alemanha no século XIX, e da Ostpolitik de Willi Brandt que conduziu ao Tratado de Moscou em 1970, diminuindo em parte as tensões da Guerra Fria na Europa Central.
Seria possível para nós brasileiros do século XXI adotarmos postura realista, pragmática, e tentar a reconciliação nacional pelo bem de nosso povo, pelo engrandecimento de nossa pátria? Como começar isto, senão pela predisposição de, pelo menos, ouvir a outra parte?
Há muito anos, consegui me disciplinar mentalmente para sempre buscar o que dizem as partes contrárias, mesmo que eu tenha fortes simpatias por um dos lados, o que é muito raro. Se, por exemplo, alguém faz acusação a Getúlio Vargas, de quem nunca gostei, procuro alguma opinião contrária e, se possível, outra contrária a esta, em busca da sempre esquiva verdade. É o que busco fazer no presente momento de grande tensão política.
Espero que todos nós brasileiros, patriotas, possamos adotar atitude realista e pragmática em prol da pacificação nacional, do bem de nosso povo, do engrandecimento do nosso Brasil.
Do fundo de minha alma apelo a todos pela concórdia nacional.

Nenhum comentário: