5 de janeiro de 2019

TRADIÇÃO

Não somente eu, mas o Mundo todo segue tradições que fazem parte da cultura dos povos.
Em muitos lugares, no primeiro segundo de um novo ano explodem-se fogos de artifício e as famílias brindam e trocam votos de felicidades. Tradição
Resultado de imagem para foto natal
No dia seguinte ao dos Reis Magos, as famílias desmancham presépios e árvores de Natal armados desde o início de dezembro. Tradição.
Durante o resto do ano várias datas comemorativas são festejadas pelas famílias, pelo público em geral a até pelo governo. São tantas que se torna difícil enumerá-las. Tradição.
Em muitas famílias, a minha inclusive, é costume os jovens pedirem a benção aos mais velhos beijando-lhes as mãos, sempre com a resposta de “Deus te abençoe”, mesmo no caso de um agnóstico, como eu, em sinal de respeito pela crença alheia. Povo civilizado não apenas respeita, como demonstra esse respeito a seus idosos e seus mestres. Tradição.
E, na grande maioria das famílias brasileiras, onde não há confusão e menino é menino e menina é menina, menino veste azul e menina veste rosa, assim como os mais diversos estampados com motivos apropriados ao sexo. Tradição.
Tradição e cultura se confundem e um povo que perde suas tradições é um povo sem cultura própria. Um mínimo de respeito às tradições familiares e populares é imprescindível à harmonia da sociedade e ao conceito de pátria.


Nenhum comentário: