28 de setembro de 2007

Desenvolvimento e Sustentabilidade – Parte II

Síndrome de Rapa Nui

Rapa Nui, nome nativo da ilha de Páscoa, é caso emblemático do destino dos desatinados que usam a Natureza de modo inconseqüente. Não há dúvidas quanto à existência, nessa ilha, de árvores e palmeiras que serviram como trenós, trilhos, roletes e alavancas necessários ao transporte e levantamento de portentosas estátuas, os gigantescos Moais de pedra.

A população dessa pequena ilha isolada do resto do Mundo, no centro do Pacífico do Sul, a meio caminho entre o Chile e a Polinésia e a mais de dois mil quilômetros da população mais próxima, cresceu e exauriu seus recursos naturais além da capacidade de auto-sustentação. O resultado foi a devastação da floresta até a última arvore e o esgotamento da terra desnuda pela erosão dos ventos e da chuva.

A luta pela sobrevivência, num ambiente exaurido, derivou para a mortandade. A população, que alguns pesquisadores estimam ter alcançado dez mil habitantes, foi quase totalmente dizimada. Quando o navegador holandês, almirante Roggeveen, a encontrou no dia da Páscoa de 1722, não havia mais do que uma ou duas centenas de pessoas na ilha.

Era uma população isolada na vastidão do Pacífico. Embora seus ancestrais fossem navegadores, bons o suficiente para encontrar e povoar aquela ilha remota, a população remanescente não podia navegar mais do que uns poucos metros além da praia com seus botes construídos com desconjuntados pedaços de madeira antiga e desgastada, amarrados com fibras e sem calafeto. Não havia, naquela ilha, os materiais necessários à construção de barcos de longo curso.

Sem terra agricultável e sem barcos pesqueiros, não havia como alimentar os habitantes. As conseqüências da Síndrome de Rapa Nui nos fazem temer a exaustão dos recursos naturais da Terra, nos aconselha parcimônia e prudência no uso deles, além de muito esforço de pesquisa científica para que possamos julgar e agir com objetividade e conhecimento de causa, para encontrar substitutos às matérias primas esgotadas e alternativas aos atuais modos de viver e consumir. Uma excelente reconstituição de fatos pré-históricos na ilha de Páscoa é desenvolvida por Jarred Diamond in Colapso, Editora Record, 2005.

Em nossa vida como indivíduos, nações ou a própria espécie humana temos, a cada momento, de priorizar valores em decisões, por vezes, muito difíceis. Como a do cirurgião ao decidir se salva a mulher em complicado trabalho de parto ou a criança por nascer. A Humanidade tem de tomar o mesmo tipo de decisão com relação às florestas e outros recursos naturais, diante do risco de perder valores tão importantes quanto elas.

Uma dessas decisões é a que hoje (2007) se discute: a proposta do Presidente dos Estados Unidos da América de permitir que a indústria madeireira abra grandes aceiros nas florestas públicas daquele país, com dois objetivos: evitar a propagação de grandes incêndios, o que seria útil para as próprias florestas e aumentar a produção madeireira o que seria benéfico para os desempregados e para os consumidores, além de diminuir a poluição do ar e propagação dos incêndios para áreas urbanas.

Diante da imensidão das queimadas em todo o Brasil, em especial na Amazônia, decorrente da pequena umidade do inverso setentrional, cabe perguntar se não seria o caso de adotar, pelo menos experimentalmente, tal medida em nossas florestas.

A discussão, amplificada pela mídia, no entanto, se processa muito mais no plano emocional. Isto se deve ao profundo sentimento de perda que todos sentimos por tão grande destruição. O debate deveria estar em plano científico, objetivo, para que possamos mensurar prós e contras e avaliar até que ponto essa medida seria útil e eficaz, ou se, por outro lado, não seria um passo adiante a caminho da manifestação global da Síndrome de Rapa Nui.

Pode a Humanidade sobreviver sem a floresta? Não somente é provável que possa, como é certo que a vida na Terra tenha existido alguns milhares de anos sem elas. Nos dias de hoje, em algumas regiões do Ártico e do Saara, existem populações sem florestas.   Durante os milhares de anos dos Períodos Glaciais, grande parte do Mundo todo esteve privado de florestas, pelo menos as do tipo que encontramos na Amazônia.

A floresta é bem de alto valor para a Humanidade, mas talvez não seja necessidade absoluta imediata como é, por exemplo, o ar que respiramos. A destruição do ar pela poluição provoca imediata sufocação, graves doenças respiratórias, desconforto insuportável. O mesmo não ocorre ao se derrubar uma árvore ou destruir a floresta inteira cujo efeito só será sentido muito depois. É essa falta de resposta imediata da Natureza, ou de percepção instantânea de seus efeitos pelo Homem que permite a este continuar a se ariscar a provocar a grande e global Síndrome de Rapa Nui.

Podemos, portanto, concluir que embora sejam de extrema utilidade, não só pelo que representam e produzem por elas mesmas mas pela biodiversidade que suportam, a Humanidade poderia sobreviver sem florestas. O que não sabemos é por quanto tempo.

 

Nenhum comentário: