8 de abril de 2008

A importância do operador de Turismo

A importância do operador de Turismo

Desde as mais distantes eras, os ricos e poderosos dotados de curiosidade e espírito de aventura viajam em busca de conhecimentos e experiências incomuns, ansiosos por conhecer novos povos, novas línguas, culturas, gostos, paisagens, sensações. Naqueles tempos longínquos inexistiam infra-estrutura e facilidades turísticas, meios de transporte, hospedagem e alimentação, intercâmbio de meios de pagamento e outros tantos que fazem parte do cotidiano do turismo moderno. Estavam presentes três fatores apenas, aventuresca curiosidade, atrativo do destino e recursos necessários para atingi-lo. As condições para o Turismo, portanto, reduziam-se a isto, atrativo e fatores pessoais.

Outros fatores foram aos poucos aparecendo no conceito do que hoje denominamos Turismo. Os fenícios inauguraram o turismo de negócios e os gregos introduziram o turismo esportivo com as Olimpíadas. Os romanos inventaram o turismo de laser com os primitivos resorts de Pompéia, Nápoles e Capri, bem como o turismo medicinal com as fontes termais. São Paulo iniciou o turismo religioso ao propagar o Cristianismo e Marco Pólo foi o pioneiro do turismo cultural. Tudo dependente de impulso pessoal.

O inventor do turismo moderno foi um marceneiro inglês chamado Thomas Cook (1808 - 1892) que teve a idéia enquanto esperava por uma diligência na estrada para Londres. Cook propôs à recém criada estrada de ferro Midland Counties Railway que lhe pagasse uma comissão pelas passagens vendidas a um grupo de fieis da Igreja Batista à qual pertencia que ele convidara para uma excursão em prol da temperança.

Cook criou o produto turístico composto por uma excursão de turismo religioso de um grupo de 570 fieis, partindo de Leicester, com transporte e alimentação fornecidos pela estrada de ferro, para Loughborough, distante dezoito quilômetros, onde, em cinco de julho de 1841, se realizou uma pregação contra bebidas alcoólicas.

A partir daí, Cook formou sua agência de viagens, criando e operando diversos outros produtos turísticos, servindo de exemplo para milhares de milhares de imitadores no mundo todo.

O operador de turismo é o indivíduo ou empresa que cria, desenvolve e opera produtos turísticos, pacotes de viagens e excursões, vendendo-os através de agentes de viagens ou diretamente aos passageiros. O produto ou pacote turístico inclui mais de um dos seguintes fatores: atrativo/destino, transporte, hospedagem, alimentação, guias, atividades culturais e de laser, apoio burocrático, apoio a negócios e a compras, aquisição de suvenires, seguros, etc.

O operador de turismo, frequentemente utiliza serviços de operadores locais ou receptivos, indivíduos ou empresas, baseados no destino, que operam produtos locais, tais como, sightseeing tours, local transfers, guias e outros serviços locais, algumas vezes incluindo hospedagem e alimentação, mas não o transporte de e para o destino.

Um excelente exemplo de operador de turismo, de grande interesse para a Amazônia em geral e para o Pólo Tapajós em particular, é La Compagnie Amazonienne de Navigation proprietária do barco gaiola Amazon Dream, com porto de origem em Santarém, que faz excursões de até dez dias pelos rios Amazonas e Tapajós, promovendo experiências diretas com a história, as lendas, os povos e as culturas dos habitantes desses rios.

O público alvo principal são artistas, formadores de opinião e gente do "jet set" francês trazidos desde Paris até Santarém onde embarcam no Amazon Dream. Os atrativos principais, além dos próprios rios e da cidade de Santarém, são Alenquer e seu Vale do Paraíso, Lago Grande do Curuai, Alter do Chão, Reserva Tapajoara, Lago Tauarí.

Se tivéssemos outros operadores como este, certamente o turismo no Pólo Tapajós estaria desabrochando em verdadeiro boom, com grandes benefícios para a economia local, principalmente, com empregos para a juventude que todos os anos se forma nos cursos de Turismo das universidades locais.

Um comentário:

Ataláia minha Praia meu Amor disse...

Parabéns pelo texto bem elaborado e com muitos detalhes interessantes, fica meu abraço para todo o pessoal que gosta e trabalha com turismo...Aldo Lucena-Campina Grande - Paraiba