É tradição, no mundo burocrático, colocar a imagem dos chefes de estado nos escritórios oficiais dos respectivos países. Durante a ditadura Vargas, o DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda se encarregou de difundir, por toda parte, retratos de Getúlio, os quais, quando este foi deposto em 1945, sumiram de uma hora para outra. Apesar da tirania, a propaganda do regime do Estado Novo criou a imagem de um Getulio de bondade e bem-querença que lhe gerou imensa legião de fieis seguidores, aliás, fenômeno freqüente na história da humanidade. Não é de admirar que Vargas assumisse a presidencia, democraticamente eleito, em 1950. Um compositor, então, lançou a marchinha, imediatamente popularizada, que assim dizia: “Bota o retrato do velho outra vez, bota no mesmo lugar, o sorriso do velhinho faz a gente trabalhar”. De fato, Getulio era um sorridente profissional.
Iria era uma preta grande, corpulenta, mas não gorda, com seus mais de um metro e oitenta e um sorriso de dentes alvos que iam de orelha a orelha, iluminando o ambiente onde estivesse. Iria era cozinheira, das melhores, e nada lhe tirava o sorriso do rosto. Aquele sorriso, espontânea característica de sua personalidade, indicativo da satisfação consigo mesma, irradiava enorme alegria de viver. Iria era uma sorridente natural.
Irmã Gertrudes não mostrava os dentes, seu sorriso estava mais para Gioconda, não que fosse enigmático, como o da obra de Da Vinci, era apenas um sorriso modesto, reflexo da humildade da dona, um sorriso que transmitia paz interior, equilíbrio emocional, firmeza de caráter e, principalmente, enorme fervor religioso. Gertrudes era uma sorridente mística.
Muitos tipos de sorriso poderiam aparecer aqui, no entanto, os exemplos citados são suficientes para o objetivo desta crônica, demonstrar o enorme poder do sorriso.
Além dos psicológicos, o sorriso tem fundamentos genéticos, anatômicos, particular dos prógnatos, aqueles que possuem rosto afilado e maxilas proeminentes, que mostram os dentes de maneira espontânea. Algumas etnias africanas são assim. Os ortógnatos, ao contrário, têm maxilares no prumo da testa, rosto mais achatado, que escondem os dentes. Dois exemplos muitos atuais de cada um dos dois tipos foram grandemente expostos na televisão mundial, recentemente, os dois pré-candidatos a presidente dos Estados Unidos, na eleição de 2008, um negro e a outra caucasiana, Barak Obhama e Hillary Clinton. Como se vê na TV, o sorriso de Obhama é quase permanente, muito mais natural do ponto de vista anatômico. Ambos demonstram grande simpatia, muita alegria e enorme dinamismo que o sorriso lhes dá, mas neste particular, a vantagem anatômica está com Obhama.
O sorriso traz felicidade para seu portador e para as pessoas que o rodeiam. Quando se trata de figura pública, o efeito se espalha por multidões. É o sorriso dos cantores populares e astros de TV. Quem pode negar o extraordinário poder de persuasão do sorriso de Xuxa? Não é a toa que a moça participa das mais convincentes peças publicitárias. Xuxa possui um dos mais fantásticos sorrisos do show bussiness e poderia ser excelente exemplo a ser copiado de como e porque sorrir.
Algumas pessoas se educaram para sorrir. Os incompetentes apenas mostram sorrisos falsos, artificiais, comuns na maioria de políticos em campanha eleitoral. O sorriso não pode ser falso. Os mais competentes incorporam a facilidade de sorrir em suas personalidades como método de combater depressões e eliminar infelicidades. O fato de se forçarem a sorrir corrige o estado da alma para melhor, a tristeza se transforma em alegria, o espírito se alevanta, a vontade de fazer acontecer surge como por milagre, a pessoa se torna dinâmica, agradável, sociável, amena, fácil de conviver e colaborar.
Nada melhor para quem acorda macambúzio do que sorrir para o espelho e dizer a si mesmo que a vida é boa, que vale a pena viver e só o fato de estar vivo já é motivo de muita alegria. Imediatamente o ambiente psicológico se torna alegre e convidativo à ação, para o ato de viver a vida com intensidade, para uma atitude positiva. Vale a pena reforçar o sorriso para confirmar que tudo está bem e ficará melhor ainda. É uma importante dose de otimismo em troca de um simples sorriso para sua imagem no espelho que, aliás, pode ser virtual, existente apenas na imaginação.
O dia que começa com sorriso é dia que começa bem e acabará glorioso. Sorrisos pra você também.
A seguir: A natureza das pessoas. Até lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário