23 de janeiro de 2019

Proposta de Estudo de Viabilidade da Criação de Museu Amazônico em Santarém


Autor: Sebastiao Imbiriba*, Rio de Janeiro, janeiro de 2019
simbiriba@gmail.com – (21) 97435-5370
*Membro correspondente do IHGTap
Objetivo Principal do Estudo: Verificar a viabilidade social, operacional e econômica de criação de um Museu que reúna, em lugar centralizador, adequado à finalidade e seguro, acervos a serem criados ou já existentes, como o de extinto “Museu do Índio” de Alter do Chão, da coleção Ubirajara Bentes, possivelmente, incorporando acervos do Centro Cultural João Fona, do Museu Sacro, e outros inclusive de coleções particulares.
Objetivo Secundário: Avaliar a viabilidade de o IHGTap (Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós) e a ALAS (Academia de Letras e Artes de Santarém) terem sedes fixas em dependências ou anexos do Museu.
Missão do Museu: Proporcionar ao público regional, ao mundo acadêmico e aos turistas um panorama histórico, arqueológico, antropológico, biológico, geográfico e mineralógico da Amazônia e, em particular, do Pará d’Oeste. Servir como elemento de representação cultural de todos os municípios do Pará d’Oeste.
Resultado de imagem para imagem Amazônia
Economia e Finanças: Proceder a análise de mercado, incluindo clientes potenciais, preços, público não pagante, fornecedores de acervo, para avaliar o potencial de bilheteria dos turistas que aportam em Santarém em navios turísticos, que provavelmente serão a base de sustentação financeira do Museu, juntamente com outras fontes de renda, consolidados em planos de marketing e financeiro (com cash-flow), bem como fontes de financiamento da localização (construção ou compra) e da formação do acervo do Museu.
Localização: Avaliar a localização mais adequada em função dos objetivos do Museu e das fontes e montantes de financiamento da localização e da formação do acervo do Museu.
Organograma: Definir as funções operativas do Museu, com ênfase no tripé: Administração (desenvolvimento, finanças, “compliance”), Acervo (aquisição, manutenção e segurança) e Marketing (atração de público pagante, cursos, eventos). Definir o corpo funcional e perfil dos administradores e do pessoal operacional.
Forma Jurídica: Avaliar vantagens e desvantagens das diversas formas jurídicas da instituição do Museu.
Liderança do Estudo: O Estudo requer liderança dinâmica e algum recurso financeiro para pequenas despesas, uma vez que o trabalho será multidisciplinar e deverá ser voluntário, realizado especialmente por cursos universitários de Museologia, Administração, Turismo e Direito. O Líder deverá mobilizar a sociedade e os setores realizadores do estudo.
Importância do Museu: O Museu, por sua estrutura, segurança e atividades acadêmicas deverá, rapidamente (em poucos anos) adquirir reputação científica e institucional, capaz de sensibilizar o Museu Goeldi, o Museu do Estado do Pará, o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo e outras instituições e particulares a cederam pelo menos algumas das peças originais do Pará d’Oeste. Será também um centro de integração cultural de todo o Pará d’Oeste, além de se constituir em importante atrativo turístico.
O Autor convida voluntário competente e de iniciativa a assumir a liderança deste projeto.

Nenhum comentário: