17 de março de 2018

Como chegar à Renda Mínima Incondicional?


O ideal da RMI - Renda Mínima Incondicional, no valor de um salário mínimo a ser pago pelo governo federal a cada um dos cidadãos brasileiros, pode representar elevado custo para o Tesouro Nacional. No entanto oferece tamanhos benefícios que merece ser estudado quanto à sua possibilidade de implantação.
A implantação da RMI é imperativa para resolver o problema da substituição da mão de obra por mecanização e robotização que já afeta muitos países inclusive o Brasil.
A RMI permitirá aos estudantes dedicar mais tempo aos estudos para atender os requisitos cada vez mais exigentes dos poucos empregos disponíveis.
A implantação paulatina da RMI seria um processo lento e seguro de substituição das diversas despesas atuais de complementação de renda, como por exemplo, o desconto de um salário mínimo mensal de todas as aposentadorias, substituindo-o pelo RMI.
A RMI criaria por si só grande dinamismo na base da sociedade, terminando com a miséria e a pobreza, alimentando toda a estrutura do mercado a partir das classes de renda C e D. basta imaginar que uma família de quatro pessoas teria uma renda mínima de quatro salários mínimos, o suficiente para pagar prestação de casa própria e todas as demais despesas básicas.
Considerando que os sistemas de prestação universas de educação e assistência médica continuariam e seriam aperfeiçoadas, a RMI elevaria consideravelmente a qualidade de vida da população brasileira.
Um dos efeitos da RMI seria a continuidade da oferta de empregos uma vez que o empregado, tendo a RMI, poderia aceitar salário, que mesmo pequeno lhe aumentaria a renda, porém não tão pequeno que não justificasse o abandono do lazer e o conforte só fazer o que quer. Com despesa de mão de obra menor, o empreendedor poderia manter seu negócio e, talvez, ser mais competitivo, produzir e vender mais.
A questão é de onde retirar recursos para implantar esse ideal.
Em 2016, o orçamento federal era composto pelas seguintes verbas:
Custeio da dívida pública:
1.350.000.000.000,00
Assistência ao trabalho que inclui seguro desemprego:
    72.000.000.000,00
Assistência social que inclui BPC
    77.000.000.000,00
Defesa nacional:
    59.000.000.000,00
Educação:
  103.000.000.000,00
Encargos especiais
  345.000.000.000,00
Previdência Social:
  572.000.000.000,00
Reserva de contingência:
    96.000.000.000,00
Saúde:
  109.000.000.000,00
No total de R$
2.783.000.000.000,00

Destes itens, os seguintes se referem a complementação pelo Estado da renda dos cidadãos:
Assistência ao Trabalho que inclui seguro desemprego:
72.000.000.000,00
Assistência Social que inclui BPC (benefício ao idoso)
77.000.000.000,00
Previdência Social:
572.000.000.000,00
Despesa total R$
721.000.000.000,00

Se descontarmos a totalidade das Assistências ao Trabalho e Social e o equivalente a 12 salários mínimos anuais de cada aposentado da Previdência Social, a serem substituídos pela RMI, teríamos a seguinte economia:
Aposentados que recebem mais de 1 S M* R$
     60.192.000.000,00
Aposentados que recebem até 1 S M R$
   140.448.000.000,00
Desconto da Assistência Social R$
     77.000.000.000,00
Desconto da Assistência ao Trabalho R$
     72.000.000.000,00
Economia total R$
   349.640.000.000,00
* Salário Mínimo
Esses números resultam de cálculos considerando que 70 % dos aposentados pela Previdência Social recebem apenas um salário mínimo, valor da absoluta maioria das Assistências Social e ao Trabalho.
As despesas com a RMI para a todos os cidadãos brasileiros seria a seguinte:
População brasileira Qtd
           200.000.000
RMI paga a toda população brasileira R$
  2.112.000.000.000,00
Aposentados que ganham acima de 1 S M R$
     371.360.000.000,00
Gasto total com complementação de renda R$
  2.483.560.000.000,00

A despesa total com complementação de renda aumentaria de:
R$ 721.000.000.000,00 para R$ 2.483.560.000.000,00, um acréscimo na despesa orçamentária total de R$ 1.762.560.000.000,00.
Este incremento na despesa orçamentária seria possível se a dívida pública fosse eliminada e a economia nacional tiver substancial incremento com correspondente aumento da arrecadação tributária, que deve incidir sobre o faturamento, nunca sobre a folha, para não beneficiar a automação em detrimento da mão de obra intensiva.
Seria um esforço fenomenal, a ser realizado no prazo de 10 anos ou mais, porém com benefícios compensadores para cada cidadão e para toda sociedade brasileira.

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