10 de outubro de 2017

Gotas d’Alma

Gotas d’Alma - Valores humanos a serem cultivados e vividos em busca da felicidade - uma proposta de vida
Sebastião Imbiriba - 2012

Objeto – Cada dia, um novo valor a conquistar.

Início - Ao iniciar esta jornada, elevo o pensamento a meus antepassados e rogo que seus ensinamentos e exemplos iluminem os longos e tortuosos caminhos que percorrerei.

Desígnios - Acredito que minha felicidade só pode ser plena se eu me julgar pessoa correta, boa, digna e sábia. Por isso saio em busca desses valores: ética, bondade, dignidade, humildade e sabedoria. E tudo isto, para ser e fazer feliz.

Método - Hoje, praticarei uma das virtudes que almejo alcançar. A cada novo dia, renovarei essa prática com outro valor.

1 – Primeiro valor a conquistar hoje: HUMILDADE: Hoje, serei humilde diante da certeza de que jamais atingirei meu desígnio. Reconhecerei minha pequenez diante do quanto me falta em grandeza espiritual, poder intelectual, riqueza de conhecimento, vigor físico e moral, simplicidade e bondade.

2 - Um novo valor a conquistar hoje: AMOR: Hoje, serei amoroso. Amarei a mim mesmo, minha mulher, meus filhos e aos filhos e netos destes. Amarei e reverenciarei a memória de meus pais e de todos os meus antepassados. Hoje, amarei meu lar, minha cidade e meu país. Amarei a humanidade toda, e minha atitude refletirá todo meu amor.

3 - Um novo valor a conquistar hoje: AFETO: Hoje, serei afetuoso, carinhoso. Me aproximarei e abraçarei, beijarei, afagarei e direi palavras carinhosas a todos a quem amo, e mesmo àqueles a quem apenas conheço, porque será distribuindo afeto que farei e serei mais feliz.

4 - Um novo valor a conquistar hoje: ROMANCE: Hoje, serei romântico. Com palavras e gestos, mostrarei à minha amada o quanto ela é essencial para mim. Porque o romantismo reaproxima e reaquece o amor.

5 - Um novo valor a conquistar hoje: ÉTICA: Hoje, serei ético e responsável. Cumprirei meus compromissos. Cuidarei de meu corpo e de meu intelecto. Hoje, rejeitarei o vício e o ócio. Respeitarei o direito de todas as pessoas viverem em ambiente saudável com liberdade, igualdade, justiça e harmonia.

6 - Um novo valor a conquistar hoje: AÇÃO: Hoje, serei empreendedor, expedito, ágil. Agirei em favor de mim mesmo e dos outros, e me anteciparei para que as coisas aconteçam sob meu controle ou dentro de minha capacidade de reagir e superar as dificuldades.

7 - Um novo valor a conquistar hoje: ALEGRIA: Hoje, sorrirei. Minha fala será audível, suave, firme, amistosa, risonha, e meu sorriso atestará minha alegria. Sorrirei sempre e para todos, e o Universo todo sorrirá.

8 - Um novo valor a conquistar hoje: ASSERTIVIDADE: Hoje, buscarei que as pessoas digam sim na primeira oportunidade, para que, de sim em sim, encontremos rapidamente o consenso do que seja melhor para todos.

9 - Um novo valor a conquistar hoje: AUTO-APERFEIÇOAMENTO: Hoje, me aperfeiçoarei. Buscarei, sinceramente, melhorar minha atitude e meu desempenho em todos os atos de minha vida. Buscarei prosperidade, sabedoria e felicidade.

10 - Um novo valor a conquistar hoje: AUTOCORREÇÃO: Hoje, reconhecerei meus erros. Serei amistoso quando me criticarem e reconhecerei com simplicidade minhas virtudes e meus defeitos. Quando errar, buscarei me corrigir antes que outros o façam.

11 - Um novo valor a conquistar hoje: DESAFIO: Hoje, lançarei desafios a mim mesmo e aos bons sentimentos das pessoas para obter o melhor delas, reconhecendo que meu real interesse é o bem comum.

12 - Um novo valor a conquistar hoje: CONHECIMENTO: Hoje, serei sempre alerta. Observarei os acontecimentos locais e globais. Aprenderei com a experiência, minha e dos outros. Hoje, buscarei em toda parte conhecimento e informação. Buscarei a sabedoria.

13 - Um novo valor a conquistar hoje: CORDIALIDADE: Hoje, serei atencioso e gentil. Cumprimentarei as pessoas com firmeza e cordialidade, sem excessos. Ouvirei a todos com bondade e interesse. Hoje, farei perguntas pertinentes, mostrarei interesse em esclarecer dúvidas, e incentivarei os outros a me relatarem suas ideias e inquietações. Hoje, elogiarei em cada oportunidade. Nunca criticarei nem discutirei, nem apontarei erros e culpas. Jamais darei ordens. Sempre farei sugestões e pedidos. Hoje, minha atitude será positiva.

14 - Um novo valor a conquistar hoje: CREDIBILIDADE: Meu vestuário, cuidados pessoais e minhas coisas materiais indicarão responsabilidade, comprometimento, asseio e dinamismo. Hoje, meus sentimentos serão sempre nobres. Serei pontual, verdadeiro e sincero. Minha atitude revelará credibilidade.

15 - Um novo valor a conquistar hoje: CRITÉRIO: Hoje, serei criterioso, e antes de atravessar caminhos desconhecidos sondarei onde poderei pisar com firmeza. O universo é aleatório e há leis que regem a probabilidade. Por isso avaliarei cada situação e agirei quando a perspectiva me for favorável.

16 - Um novo valor a conquistar hoje: DECORO: Hoje, manterei decoro em todos os meus atos e palavras. Meu comportamento será decoroso, respeitoso para comigo mesmo, minha família e meus amigos e companheiros, para que eu seja respeitado e não envergonhe nem a mim nem a eles.

17 - Um novo valor a conquistar hoje: INTELIGÊNCIA: Hoje, serei inteligente. Unirei o pequeno conhecimento que acumulei durante toda a vida à informação que obtenho a cada momento para encontrar oportunidades de ser mais feliz.

18 - Um novo valor a conquistar hoje: INTERAÇÃO: Hoje, me integrarei aos meus grupos buscando entendimento e consenso. Falarei com sentimento e emoção para me fazer entender. Usarei dramas e símbolos que representem minhas ideias.

19 - Um novo valor a conquistar hoje: MAGNANIMIDADE: Hoje, serei magnânimo. Permitirei de boa vontade que outros fiquem com minhas ideias, para que elas encontrem solo fértil e frutifiquem.

20 - Um novo valor a conquistar hoje: MANSIDÃO: Hoje, serei paciente, tolerante e compreensivo porque sei que arrogantes são odiados e mansos são amados. Conterei minha raiva e minhas palavras serão mansas e bondosas. :

21 - Um novo valor a conquistar hoje: PROFISSIONALISMO: Hoje, agirei com profissionalismo, responsabilidade, sincronismo e integração com pessoas e entidades com quem me relaciono.

22 - Um novo valor a conquistar hoje: PERCEPÇÃO: Hoje, manterei minha mente ágil. Trabalharei com afinco e me prepararei para reconhecer e aproveitar as oportunidades que sempre se apresentam a quem se capacita e se habilita.

23 - Um novo valor a conquistar hoje: PRUDÊNCIA: Hoje, amealharei e conservarei meus recursos para momentos de aplicação oportuna. Estou certo de que reservas devem existir, não para serem preservadas, mas para serem aplicadas com critério e prudência.

24 - Um novo valor a conquistar hoje: SERENIDADE: Hoje, manterei a serenidade, controlarei meus sentimentos e me conservarei sempre calmo e gentil em qualquer circunstância. Minha atitude será sempre amistosa e pacífica.

25 - Um novo valor a conquistar hoje: SUSTENTABILIDADE: Hoje, evitarei produzir ou contribuir para a produção de lixo ou de qualquer agressão irreparável à Natureza. Hoje, consumirei de forma sustentável e contribuirei para aperfeiçoar a sustentabilidade dos processos humanos.

26 - Um novo valor a conquistar hoje: TRANSPARÊNCIA: Hoje, estarei aberto a todas as indagações. Todos os meus atos e até minhas intenções, meus pensamentos, serão claros, transparentes e sem subterfúgios.

27 - Um novo valor a conquistar hoje: VERACIDADE: Hoje, serei verdadeiro. Minhas palavras e pensamentos serão verdadeiros, e jamais pronunciarei uma mentira.

28 - Um novo valor a conquistar hoje: LIBERDADE: Hoje, serei libertário. Serei livre no pensar e falar, no agir, no ir e vir, no adquirir, possuir e fruir ou alienar bens materiais e intelectuais, no me associar e participar. Hoje, defenderei a liberdade de toda pessoa perseguir seu próprio ideal de felicidade, respeitando cada um o direito dos demais. Hoje, apoiarei e defenderei a plena aplicação da Declaração Universal Dos Direitos Humanos proclamada pelas Nações Unidas 1948.

29 - Um novo valor a conquistar hoje: DEMOCRACIA: Hoje, serei democrático. Defenderei o Estado - governado pela maioria dos cidadãos, com pleno respeito aos direitos da oposição e das minorias - como instituição necessária à harmonia social e ao bem comum. Hoje, serei pacifista, pluralista e renovador. Abominarei a luta armada e o terrorismo, e defenderei como único caminho para o governo do Estado a renovação por eleições periódicas, honestas, livres e plurais. Hoje, reconhecerei que o Estado deve incentivar, proteger e regulamentar o livre exercício e a diversidade de talentos e produções individuais cujo conjunto compõe o bem comum.

30 - Um novo valor a conquistar hoje: ATIVISMO: Hoje, serei ativista. Manifestarei minha opinião em todos os foros a meu alcance e participarei de ações comunitárias e movimentos em defesa de meus ideais políticos e sociais.

31 - Um novo valor a conquistar hoje: PERSEVERANÇA: Hoje, ao constatar que falhei miseravelmente em minha busca, começarei a repetir para mim mesmo as mesmas ideias que tenho perseguido na inatingível esperança de alcançar perfeita dignidade, de me tornar digno de minha própria aprovação. Por isso, faço tudo de novo.

LOUVOR - Ao término desta jornada e recomeço da grande viagem em busca da dignidade, me prostro diante de Deus e agradeço por cada momento de felicidade que a vida me dá. Louvo a Deus por me fazer, hoje, um pouco melhor do que era antes e por me manter no caminho do aperfeiçoamento.

Se você gostou deste texto
Leia meu livro O Filho do BOTO - Histórias de lendas da Amazônia e do Mundo
narradas pelo aventuroso John Dillon Ph.D.
Compre e receba em casa, com desconto e frete pago.
Opção 1: envie e-Mail para: simbiriba@gmail.com
Opção 2: em formato digital pela AMAZON BOOKS clicando neste link.
Opção 3: pelo PAGSEGURO clicando no botão abaixo:

4 de outubro de 2017

The “Gay Cure” discussion

                                                                                                                           Sebastiao Imbiriba
Any way of love is worthAny way of love is worth loving.

I agree with these verses by Milton Nascimento, but I place limits on this issue. Modern society, that is, the most enlightened part of humanity, naturally accepts or tolerates every expression of love and sexual preference, with some exceptions such as pedophilia, rape, or incest. LBGTism is thus accepted or tolerated, not as a disease, but as inevitable.

There is a much-discussed topic in Brazilian media and social networks that originates, on the one side, in normative instruction from the Federal Council of Psychology (CFP) prohibiting its members from exercising what is popularly called "gay cure" and, on the other, a judge decision prohibiting the Council from punishing the professional who practices it.

Gay healing is not my field of interest and I have nothing to say as to whether the state or condition of being gay is pathological or not. However, the issue reaches other important areas such as human being rights and dignity. In these matters I dare express the following reflections.

Let us analyze the confidence in the accuracy of the various branches of knowledge. The exact sciences, such as Physics, expressed in theories (sets of observations, axioms, and postulates designed to demonstrate, with the indispensable help of mathematics, how hypotheses are realized), are the ones that offer the greatest degree of truth proximity. Even so, its hypotheses are subject to refinements and corrections.

Science is continuous evolution of knowledge. "The Great Synthesis," by Ptolemy, evolved into "The Movements of Celestial Bodies," by Copernicus. Prior to Louis Pasteur and Albert Sabin most pathological states were fatal and polio unavoidable.

Psychology, Psychoanalysis, and Psychiatry are far from being exact sciences, they are not described in mathematical terms, and even more than other branches of medical sciences are pregnant with uncertainties. Their hypotheses are not dogmas of faith and have been contested throughout history. Just remember the disputes between Freud and Jung.

Science evolves more and more rapidly and often what was previously consensual postulate is now outdated conjecture. If what was yesterday homosexualism and today is homosexuality, there is always the scientific possibility of change or reversion, at least in semantics. In addition, there are people who once were homo and now claim to be heterosexual.

A person seeking professional support for his suffering, whatever his condition or state, must always have his dignity respected, and I am sure that this human being deserves respect and consideration by a freely requested aid provider.

Likewise, the aid provider must comply with ethical professional commitment by supporting, in the extension of his capacity, whom freely seeks specialized assistance.

It does not matter if homosexualism is a disease. The condition of having penises or breasts certainly is not pathological, however adults who wish to remove such parts deserve receiving professional help.

In any case, homosexualism (or ... lity) is outside the norm dictated by the basic vital functions: protection, nutrition and reproduction. That is the essence of life. And life can only be perpetuated by sexual act between male and female (or hermaphrodite, which is a rule exception and mates with itself).

Therefore, normality is heterosexual intercourse. There may even be same-sex marriage, which by now is routine, but there will only be matrimony, whose etymological root is mater, when it is performed between man and woman for the perpetuation of the species or, at least, with that possibility.

In conclusion: a) those who freely seek professional help shell be helped; b) the adequately trained and qualified professional should assist those whom, by agreement, seek him for help; c) the freedom of scientific research in all fields must be respected; d) there is no scientific certainty that homosexualism is pathological or can be reversed.

Common sense and respect for individual rights should be the norm. After all, everyone is born with the right to seek his or her own happiness.




Read my book in Portuguese
The Son of BOTO (O Filho do BOTO)
stories of legends from the Amazon and the World
narrated by the adventurous John Dillon Ph.D.
by clicking this LINK:
https://www.amazon.com/Filho-BOTO-hist%C3%B3rias-aventuroso-Portuguese-ebook/dp/B01H6KM9LO/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1507134480&sr=1-1&keywords=%22O+Filho+do+BOTO%22


2 de outubro de 2017

Cura gay em discussão

Sebastiao Imbiriba
Qualquer maneira de amor vale a pena
Qualquer maneira de amor vale amar.

Concordo com Milton Nascimento, mas coloco limites nessa questão. A sociedade moderna, isto é, a parcela mais esclarecida da humanidade, aceita ou tolera com naturalidade toda expressão de amor e preferência sexual, com algumas exceções como pedofilia, estupro ou incesto. O LBGTismo é, assim, aceito ou tolerado, não como doença, mas como inevitável.

Há um tema em grande discussão, na mídia e nas redes sociais, que se origina, de um lado, em instrução normativa do CFP - Conselho Federal de Psicologia proibindo seus membros de exercitarem o que, popularmente, se designa por “cura gay” e, de outro, a sentença de um juiz proibindo o Conselho de punir o profissional que a pratique.

Cura gay não é minha ceara e nada tenho a opinar quanto a que o estado ou condição de ser ou estar gay seja ou não patológico. No entanto o tema esbarra em outras esferas importantes como os direitos e a dignidade do ser humano e, nestas questões, me atrevo a externar a seguinte reflexão.

Analisemos a confiança na exatidão dos diversos ramos da ciência. As exatas, como a Física, expressas em teorias (conjuntos de observações, axiomas e postulados destinados a demonstrar, com a indispensável ajuda da matemática, como as hipóteses se realizam), são as que oferecem maior grau de aproximação da verdade. Mesmo assim, suas hipóteses são sujeitas a aperfeiçoamentos e correções.

Ciência é contínua evolução do conhecimento. “A Grande Síntese”, de Ptolomeu, evoluiu para “Os Movimentos dos Corpos Celestes”, de Copérnico. Antes de Louis Pasteur e Albert Sabin a maioria dos estados patológicos era fatal e a poliomielite inevitável.

Psicologia, Psicanálise e Psiquiatria estão longe de serem ciências exatas, não se podem descrever em termos matemáticos e, também ou até mais que outros ramos das ciências médicas, são prenhes de incertezas. Suas hipóteses não são dogmas de fé e têm sido contestadas ao longo da história. Basta lembrar as disputas entre Freud e Jung.

A ciência evolui, cada vez mais rapidamente e, muitas vezes, o que antes era postulado consensual é, agora, conjectura ultrapassada. Se o que ontem era homossexualismo e hoje seja homossexualidade, sempre existe a possibilidade científica de mudança ou reversão, pelo menos, semântica. Além disto, há pessoas que antes eram homo e agora se declaram heterossexuais.

Uma pessoa, qualquer que seja sua condição ou estado, quando busca apoio profissional para seu sofrimento, deve ter sua dignidade respeitada, sempre. Estou certo de que esse ser humano deva ser tratado com respeito e consideração pelo prestador de ajuda livremente solicitada.

Da mesma forma, o prestador da ajuda deve obedecer compromisso ético profissional ao apoiar, na extensão de sua capacidade, aquele que livremente busca por auxílio especializado.

Não importa que homossexualismo seja ou não doença. A condição de possuir pênis ou seios, certamente, não é patológica, no entanto, adultos que desejem retirar tais partes merecem receber ajuda profissional.

De qualquer forma, homossexualismo (ou ...lidade) está fora da norma ditada pelas funções vitais básicas: proteção, nutrição e reprodução. Aqui está a essência da vida. E esta só pode se perpetuar por ato sexual entre macho e fêmea (ou por hermafrodita, que é exceção à regra e se acasala consigo mesmo).

Portanto, a normalidade é o intercurso heterossexual. Daí decorre que pode até haver casamento de mesmo sexo, o que já é rotineiro, mas só haverá matrimônio, cuja raiz etimológica é mater, quando se realiza entre homem e mulher para perpetuação da espécie ou, pelo menos, com essa possibilidade.

Concluindo: a) quem livremente busca auxílio profissional deve ser ajudado; b) o profissional adequadamente capacitado e habilitado deve ajudar a quem, de comum acordo, o procure em busca de ajuda; c) a liberdade de pesquisa científica em todos os campos deve ser respeitada; d) não há certeza científica de que homossexualismo seja patologia ou que possa ser revertido.

Bom senso e respeito aos direitos individuais deve ser a norma. Afinal, todos nascem com direito à busca da própria felicidade.


Se você gostou deste texto
Leia meu livro O Filho do BOTO - Histórias de lendas da Amazônia e do Mundo
narradas pelo aventuroso John Dillon Ph.D.

Compre e receba em casa, com desconto e frete pago.
Opção 1: envie e-Mail para: simbiriba@gmail.com
Opção 2: em formato digital pela AMAZON BOOKS clicando neste link.
Opção 3: pelo PAGSEGURO clicando no botão abaixo: